Pernambuco aumenta em 14% as inscrições em relação a 2015: edição deste ano recebe mais de 8,6 milhões de confirmações em todo Brasil

mfministro-1

Brasília, 30/5/2016 – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 terá 8.627.194 participantes. O dado foi divulgado em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 30, pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o exame, e pelo Ministério da Educação. O número tem quase um milhão de inscritos a mais do que a edição de 2015, que contou com 7.746.057 candidatos confirmados. Em Pernambuco, o número de inscritos foi de 390.837 em 2015 a 447.287 em 2016, um aumento de mais de 56 mil inscritos, ou seja, 14%.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância do Enem para o Brasil. “O que a gente quer é ter um Enem com sucesso, transparência e segurança para aqueles que estão envolvidos com esse grande projeto nacional”. As provas serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (de Brasília). Já o exame vai começar às 13h30. O período total de duração das provas permanece de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, lembrou que o modelo de prova do Enem também é responsável por uma metodologia de sucesso no estudo das pessoas. “Acho extremamente positivo que os jovens brasileiros estejam lendo jornais, discutindo temas da atualidade, se preparando para o exame. A finalidade da redação, por exemplo, é provocar reflexão, dialogo, e os professores brasileiros têm correspondido com essa expectativa”, disse.
A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
A participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Assessoria de Comunicação Social

 funeraria-padre-cicero1-5espetinho-do-lucio-4