Artista belo-jardinense lança vídeo-exposição intitulada ‘ansiedade&depressão’

“A arte existe para desafiar o nosso intelecto; para que possamos dialogar de diversas formas. A arte existe para que a gente possa recomeçar.” Essa frase é da artista belo-jardinense, Soraya, que acaba de lançar no YouTube “ansiedade&depressão”, uma vídeo-exposição que retrata o caos social e seus efeitos na vida das pessoas.
Financiada pela Lei Aldir Blanc da Prefeitura de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, a exposição virtual é composta por obras que mesclam desenhos feitos à mão, técnicas de design e artesanato.
De acordo com Soraya, essa obra denuncia a romantização do trabalho árduo, que com suas rotinas intensas, adoece toda a sociedade. Além disso, o trabalho também tem como papel trazer uma reflexão sobre os limites da mente e do corpo.
“Em um texto que li dizia: ‘a sociedade positiva é muito pior, porque é difícil combatê-la. Ela vem numa embalagem de motivação. Achamos que ela é boa, que ajuda. Não identificamos a ‘motivação’, o ‘pensar positivo’ como algo nocivo e, por isso, não a combatemos’. Isso me faz refletir que apesar do nosso cansaço extremo e de toda frustração, achamos que não estamos nos empenhando o suficiente, e continuamos a arrastar esse fardo”, explica a artista.
Por essa razão, ela convida os internautas a embarcarem nessa obra que emociona, desperta e, de certa forma, também conforta.
“ansiedade&depressão” está disponível no YouTube e ficará online até o dia 23 de junho. Após assistir a vídeo-exposição, o internauta poderá fazer uma imersão nas obras e nos processos da artista através do Flickr e de playlist com músicas que se tornaram essenciais na construção e finalização do trabalho.
*Sobre a artista*
Soraya tem 27 anos, é belo-jardinense e artista visual com recorte em design e tecnologia. Ela produz quadros com conceitos metafísicos que trazem a tona o movimento surrealista em suas obras. Auto-observações, tempo-espaço e militâncias são alguns dos temas indagados pela artista em seus trabalhos. Para acompanhar o trabalho da artista, basta seguir o Instagram @sorayaeponto.