Vereador Gilvandro Estrela DEM pede exoneração dos servidores temporários da Prefeitura de Belo Jardim

O Vereador e candidato a Prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela DEM ingressou na 5ª reunião do segundo período com o requerimento Nº 213/2020 solicitando ao Prefeito do Município, de forma indireta a exoneração de contratações de servidores público temporários no município.
De acordo com o requerimento do Parlamentar, a nomeação dos candidato aprovados no Concurso Público realizado pelo Governo atual, já foi devidamente homologado, restando apenas a convocação e nomeação dos candidatos.
Após receber uma aula eleitoral do Presidente do Legislativo, o autor do requerimento Gilvandro Estrela DEM, decidiu retirar de pauta da Câmara Municipal o requerimento que requeria de forma indireta a exoneração dos servidores contratados.

Pernambuco decreta situação de emergência em municípios do Agreste por causa de estiagem

O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 59 municípios do Agreste por causa da estiagem. O decreto foi publicado no sábado (19) no Diário Oficial e permite que os municípios possam receber recursos para reduzir as consequências da seca.
Essa situação de emergência é válida pelo período de 180 dias. A situação já havia decretada em 55 cidades do Sertão do estado no começo de setembro. O governo considerou “a previsão da redução das precipitações pluviométricas e a queda das reservas hídricas de superfície; os impactos ocasionados decorrentes das perdas na agropecuária; e que os habitantes dos municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os prejuízos provocados pelo evento adverso, haja vista a situação socioeconômica desfavorável da região”.
De acordo com a publicação, “compete ao Estado a preservação do bem estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas por eventos adversos, bem como a adoção imediata de medidas para enfrentar situações emergenciais”.
Municípios em situação de emergência:
1.Angelim 2.Alagoinha 3.Altinho 4.Águas Belas 5.Belo Jardim 6.Bezerros 7.Bom Conselho 8.Brejão 9.Buíque 10.Brejo da Madre de Deus 11.Cachoeirinha 12.Caruaru 13.Caetés 14.Calçado 15.Canhotinho 16.Capoeiras 17.Casinhas 18.Cumaru 19.Feira Nova 20.Frei Miguelinho 21.Gravatá 22.Ibirajuba 23.Iati 24Itaíba 25.Jatáuba 26.João Alfredo 27.Jucatí 28Jupi 29.Jurema 30. Lagoa do Ouro 31.Lajedo 32.Limoeiro 33.Orobó 34.Panelas 35.Passira 36.Paranatama 37.Pedra 38.Pesqueira 39.Poção 40.Riacho das Almas 41.São Caetano 42.Sairé 43.Sanharó 44.São Bento do Uma 45.São João 46.Saloá 47.Salgadinho 48.Santa Cruz do Capibaribe 49.Santa Maria do Cambucá 50.São Vicente Férrer 51.Surubim 52.Tacaimbó 53.Terezinha 54.Tupanatinga 55.Venturosa 56.Taquaritinga do Norte 57.Toritama 58.Vertente do Lério 59.Vertentes.

Vereador Marcos Buchudo se pronuncia oficialmente

Boa noite Josué, queria esclarecer que na tarde desta terça-feira, meu irmão sofreu um acidente e quebrou o braço. Chegando ao hospital o enfermeiro Tiago e o chefe de transporte Luciano, junto com Dr Willian, me deram o maior apoio. Meu irmão foi levado ao hospital de Caruaru e no momento em que eu estava lá, junto com ele, recebi sua ligação falando deste suposto desentendimento, o qual eu não cheguei à presenciar e desconheço este acontecimento noticiado por seu blog. Mas eu irei passar a limpo quando ele sair da cirurgia, pois, quem me conhece de perto, sabe que eu jamais faria isso, e de pronto, quero aqui agradecer a toda equipe da UPA 24 horas pelo total apoio.
Agradeço a atenção e estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Marcos Buchudo
Vereador

César Freitas, pré-candidato em Sanharó aparece em lista de reprovados do TCE

O pré-candidato a prefeito de Sanharó pelo PC do B, César Augusto de Freitas, está no lista de gestores que tiveram as contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com a nova ferramenta de buscas lançada este semana pelo TCE para orientar os eleitores, César Freitas teve suas prestações de contas reprovadas nos anos de 2008, 2010 e 2012, época em que foi gestor do município. O ex-prefeito e aliado político de César Freitas, Nelson Fernandes Bezerra Filho, conhecido como Fernandinho, também aparece na lista, com um processo de conta rejeitada.
O sistema permite o acesso às informações de processos dos gestores públicos que tiveram contas rejeitadas ou julgadas pelo TCE nos últimos oito anos e possibilita consultar, entre outros dados, as irregularidades da gestão, identificadas no relatório de auditoria das equipes técnicas do TCE, e a decisão do Pleno e das Câmaras julgadoras, sobre a rejeição das contas dos gestores públicos.
“É importante que a sociedade conheça o perfil do gestor, entenda como foi o seu desempenho e analise as decisões dos julgadores que levaram à rejeição das contas, para saber se é o caso de votar ou não naquele determinado candidato”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior.
O acesso à página com as informações dos processos pode ser feito pelo site do TCE (https://www2.tce.pe.gov.br/gestores-publicos/pessoal.php…). Todos os processos listados na página já transitaram em julgado, ou seja, sem possibilidade de recursos no âmbito do TCE.

Confusão entre vereador e servidores na UPA24H de Belo Jardim acabou em B.O.

Segundo informações de servidores da UPA24H, na tarde desta terça-feira 22, o Vereador Marcos Buchudo esteve na UPA24H após receber uma ligação onde um dos seus irmãos teria quebrado um braço.
Segundo relatos dos servidores, chegando na Unidade, o parlamentar teria perdido a cabeça por conta dos procedimentos daquela unidade de saúde, onde desferiu palavras de baixo calão aos plantonistas que estavam de plantão.
Sentindo-se ofendidos, alguns plantonistas se dirigiram até 104ª Delegacia de Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência em desfavor do Parlamentar.
Em contato com o Vereador, o mesmo negou todas as narrativas citadas e fez um elogio verbal ao enfermeiro Tiago pelo seu profissionalismo.

Prefeito de Belo Jardim suspende sua agenda por suspeita de Coronavirus

Uma fonte dos “Terremos” informou com exclusividade ao Site Paredão do Povo que o Prefeito Hélio dos Terrenos em virtude de estar com fortes dores no corpo e com sintomas gripais e ouvindo orientação médica, Hélio comunicou que o almoço o próximo sábado em sua residência como também toda sua agenda oficial está suspensa pelos próximos quinze dias, período em que terá realizado os testes e ver se realmente está ou não infectado com o covid-19.
Em contato com o gestor municipal, o mesmo afirmou que está de quarentena para seguir à risca, onde não irá colocar em risco a saúde dos seus seguidores, mas que assim que sair o resultado da testagem o mesmo irá se pronunciar oficialmente.

 

Belo Jardim registra seis novo caso da nova Covid-19, município conta com 1575 pessoas infectadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Jardim atualizou nesta terça-feira 22, os números da pandemia de Covid-19 na cidade.
Até o momento, o total de casos confirmados chega a 1575, um aumento de seis confirmações com relação à última segunda-feira 21.
No total, 1508 pessoas foram recuperadas, 06 em investigação, 64 descartados e 41 óbitos confirmados. Vale ressaltar que tivemos uma diminuição de 50% dos casos nos últimos 30 dias.

Pernambuco registra 711 novos casos da Covid-19 e 30 mortes nas últimas 24h

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (22), 711 novos casos da Covid-19. Também foram confirmadas 30 mortes, ocorridas desde o dia 8 de maio. Com isso, o Estado totaliza 8.055 mortos pela Covid-19 e 142.488 casos confirmados da doença. Entre os novos infectados, 25 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 686 (96,5%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar.
Do total de mortes do informe desta terça-feira, oito (27%) ocorreram nos últimos três dias, sendo 4 nessa segunda-feira (21/09), duas no último domingo (20) e duas no sábado (19). Os outros 22 registros (73%) ocorreram entre os dias 8 de maio e 18 de setembro. Os pacientes tinham idades entre 28 e 87 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (1), 30 a 39 (2), 40 a 49 (2), 50 a 59 (3), 60 a 69 (6), 70 a 79 (8), 80 anos ou mais (8).
Os novos casos fatais confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Abreu e Lima (2), Araçoiaba (1), Arcoverde (1), Cabo de Santo Agostinho (3), Caruaru (1), Ingazeira (1), Jaboatão dos Guararapes (1), João Alfredo (1), Lajedo (2), Olinda (4), Paulista (6), Recife (2), Salgueiro (2), Serra Talhada (1), Sirinhaém (1) e Timbaúba (1).
Dos 30 pacientes que faleceram, 21 apresentavam comorbidades confirmadas: diabetes (11), doença cardiovascular (7), hipertensão (5), doença renal (3), imunossupressão (2), câncer (2), obesidade (3), AVC (2), doença hepática (2), doença respiratória (1), e histórico de alcoolismo (1) e histórico de tabagismo (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação.
Além disso, o boletim registra um total de 124.013 pacientes recuperados da doença. Desses, 16.227 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 107.786 eram casos leves.

Aulas presenciais do ensino médio voltam a partir de outubro em Pernambuco

O retorno começará pelo Ensino Médio será feito em cronograma. A autorização vale para escolas públicas e privadas. O 3º ano do ensino médio volta a partir do dia 6 de outubro.
Na semana seguinte, a partir de 13 de outubro, os alunos do segundo ano voltam. No dia 20 de outubro, retornam os alunos do primeiro ano. O uso de máscaras será obrigatório, bem como as medições de temperatura corporal.

Parecer técnico detecta irregularidade na Gestão Interina de Gilvandro Estrela em 2017

Foi ingressado recursos para analisar as contas do Ex-prefeito interino de Belo Jardim, Gilvandro Estrela de Oliveira, e o atual gestor eleito Hélio dos Terrenos, onde a partir de 22/05/2017, o Tribunal de Contas rejeitou as contas do Município de Belo Jardim do mesmo ano. Ocorre que, o Tribunal se equivocou pelo fato de apenas ter incluído o Sr. Francisco Hélio de Melo Santos, como responsável pelas irregularidades.
Com isso, foi ingressado Recurso que, após julgamento, determinou a reabertura do processo, emitindo Relatório Complementar de Auditoria com análise da responsabilidade de todos os Chefes do Executivo em 2017 no que se refere aos achados de auditoria detectados. Ou seja, se o Tribunal de Contas reconheceu as irregularidades a partir de 22/05/2017, período em que o Município era comandado por Gilvandro, este também deixou de recolher todo ao RPPS.