Projeto de casas populares com sustentabilidade ambiental, em Garanhuns, garante certificação inédita da CEF para empresa pernambucana

viana & moura

Os moradores de Garanhuns, com faixa de renda de até três salários mínimos, e que desejam comprar uma casa pelo Programa Minha casa, Minha Vida serão os primeiros no Norte e Nordeste a poder optar por imóveis dentro dos padrões da sustentabilidade ambiental. Atuando no setor de habitação popular, a empresa pernambucana Viana & Moura será a primeira no Norte, Nordeste e Centro Oeste a receber o certificado “Casa Selo Azul – Categoria Ouro” concedido pela Caixa Econômica para certificação de sustentabilidade ambiental.  A certificação será entregue no lançamento do projeto, na próxima quinta-feira (01/08), às 9h, em Garanhuns, num evento com a Caixa Econômica.

O empreendimento prevê a construção de uma vila com 108 unidades habitacionais destinadas a beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida e 03 lotes comerciais, em Garanhuns.  As unidades habitacionais de Garanhuns receberam a classificação de empreendimento sustentável por cumprir critérios de qualidade urbana (unidade de Saúde, escola e transporte público a menos de 700metros), conforto ambiental, eficiência energética, gestão de resíduos da construção e práticas sociais.

vianeAs casas serão entregues com ruas pavimentadas, iluminação pública, saneamento básico, água, paisagismo, equipamentos social, de lazer e esportivo e vão beneficiar cerca de mil pessoas. O empreendimento oferece solução alternativa de transporte com a construção de ciclo faixa, coleta seletiva, desempenho térmico com vedação com manta para diminuir a temperatura interna da casa; eficiência energética com a entrega das unidades com lâmpadas de baixo consumo nas áreas privativas, medição individualizada de gás.

viane1 A gestão da água é um dos itens que mais se destaca no projeto com medição individualizada, sistema de descarga Eco flush e Registro Regulador de Vazão: Na torneira do lavatório, na descarga e no chuveiro. O Selo Azul da CEF é o primeiro sistema de classificação da sustentabilidade de projetos ofertados no Brasil, desenvolvido para a realidade da construção habitacional brasileira.

viane2O empreendimento tem valor global de vendas na ordem de R$ 9 milhões. Nesses 10 anos, a empresa entregou mais de 2.300 casas com o mesmo padrão; térrea com dois quartos, banheiro, cozinha, sala, e terraço, totalizando 50m² de área construída.    Viana & Moura está no mercado há 10 anos trabalhando com a construção de casas populares no Agreste em cidades como Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.  

NÁDIA FERREIRA