A Sensação de abandono gera violência

evandroJá escrevi em outra oportunidade sobre a teoria das janelas quebradas. Essa teoria revela que; ‘onde há abandono social a violência se instala’.
Em 8 dias tivemos em nossa cidade 5 homicídios e outros tipos de violência. Não é difícil, então, concluir que estamos em uma cidade abandonada por todas as entidades civis, religiosas e administrativas. A cada dia se abri um bar em Belo Jardim, uma boca de fumo é estourada, jovens perdem a vida envolvidos com entorpecentes, assassinatos, execuções, e, nenhuma manifestação de nenhum órgão policial, religioso, social, civil. Não há um único programa de inclusão social para os jovens das classes menos favorecidas, não há comprometimento dos organismos governamentais e dos não governamentais. No caso do abandono social a esmola não servi, a cesta básica em tempos de festas não resolve, um peixe de ano em ano humilha.
As ruas estão desertas, escuras, sombrias. As escolas sem referenciais, pais e filhos com medo das noites assombradas pela violência. Vivemos, na prática, a teoria do medo descrita pelo pensar polonês Zygmunt Bauman; “quando as organizações políticas e civis falham e o abandono é regra, a violência se instala e se torna banal”. O medo é o mecanismo de defesa dos justos, dos que são obrigados a serem prisioneiros de si mesmos, dos que se calam frente à omissão de tantos, estamos com medo e acuados, até quando?
Ou será que é justamente isso que eles querem? Que fiquemos em casa, sem voz, sem vez, sem coragem de reclamar, reivindicar, com medo?

Evandro Mauro

Advogado

rc modasrei-das-antenas

Falta água nas torneiras e sobra em cano estourado no bairro da Boa Vista

10308237_469795243195145_8937918259133709099_nOs moradores da rua Antônio Branco Cordeiro, bairro Boa Vista, reclamam da falta de água nas torneiras e expõem contradição do desperdício de água limpa em uma cano estourado na referida rua onde a população está com esse problema há cerca de 90 dias.
O volume de água desperdiçada é tão grande que chega infiltrar as casas de quem mora na parte mais baixa da rua. A população indignada disse que já procurou a Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) para resolver a situação, mas não houve retorno.
10653842_469795123195157_6199832414503477855_n 11295854_469794989861837_6365788875019654436_n 11377117_469795286528474_4408133987401227297_nprive ze wilson quero mais1

Lombadas são colocadas na BR 232 para segurança dos moradores

lombadasApós várias reivindicações e cobranças dos moradores dos bairros Vianna e Moura e Frei Damião e do deputado federal Mendonça Filho, o DNIT instalou lombadas físicas na BR-232. São duas lombadas e três sinalizadores, garantindo a segurança dos moradores que atravessam a rodovia.

De acordo com o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e de Transporte (DNIT) de Caruaru, Bruno Lezan, devido a demora para se colocar uma lombada eletrônica foi preferível a física. “A tramitação para liberar a eletrônica estava demorando demais, então como a população estava exigindo muito, por causa dos acidentes, achamos melhor optar pela física”, explica.

lombadas1BJ1

posto ale pousada apolo1

Vereadores de Belo Jardim, aprovam Lei que permite a realização de um concurso público

estrela na praça Os vereadores de Belo Jardim aprovaram por unanimidade, um projeto de Lei de autoria do Vereador Gilvandro Estrela, que cria vagas para cargos já existentes e novos cargos para por intermédio de concurso nos próximos meses. Outro projeto discutido e aprovado pelo legislativo foi de resolução que disciplina a propaganda eleitoral nas dependências da Câmara Municipal de Belo Jardim.
O Presidente e Vereador do município Gilvandro Estrela afirmou que: “Esse concurso vem ao encontro não só da necessidade funcional deste Legislativo, que trabalha com muita seriedade, mas também da ideia de atender melhor o nosso munícipe que tanto procura esta Casa”, afirmou o Vereador do PV, presidente da câmara.
panela de barro panificadora1

Prestação de contas realizada na Câmara de Vereadores gerou bate boca entre o Vereador Rafael Lopes e o Sec. Valdemir Cintra

rafael bravoA Câmara Municipal de Belo Jardim realizou na noite da última terça-feira 27, onde o Sec. de Juventude Sr. Valdemir Cintra, foi convocado pelo Vereador Rafael Lopes PT, para prestar os devidos esclarecimentos à respeito da prestação de contas da referida secretaria.
Porém a prestação de contas teve um inicio algumas alfinetadas onde terminou com bate boca entre vereadores e o Sec. de Juventude.
Contudo o clima esquentou quando o Sec. disse que sempre foi parceiro do ex-vereador Zé Lopes (pai do vereador Rafael Lopes) onde na eleição de 2012 os dois tomaram caminhos diferentes, já em 2014 segundo o secretario Valdemir Cintra alegou futuramente os grupos rivais poderão estarem juntos e misturados.
Imediatamente o vereador Rafael Lopes perguntou ao Sec. de Juventude que em 2013 qual a Sec. que o Sr. Valdemir Cintra recebia, onde o Sec. fez um arrodeio para responder e o Vereador do PT o chamou de Secretário de Mentirinha, onde Valdemir Cintra pediu mais respeito.
O Vereador Rafael Lopes mandou o Sec. prestar mais atenção no contracheque do Sec. de Juventude, pois segundo o Vereador do PT, a Sec. pertencente ao Sr. Valdemir Cintra é veiculada a Gestão ambiental onde foi gasto mais de R$ 300 mil reais.

mimi bravo
O Sec. de Juventude afirmou que o Vereador Rafael Lopes estava equivocado, e provocou o nobre edil dizendo que o mesmo não puxou ao seu pai o ex-vereador Zé Lopes em pegar os documentos e ler, foi ai que começou o muído. Escutem o áudio:

Neste momento o presidente da Câmara, Gilvandro Estrela suspendeu por 5 minutos a sessão.

novo diamante otica visão

Líder do Democratas, Mendonça Filho (PE), protocola petição de ação penal contra Dilma na PGR

mf3O líder do Democratas na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), protocolou na Procuradoria-Geral da República (PGR) petição de ação penal contra a presidente Dilma Rousseff. Também participaram do ato os deputados Rubens Bueno e Roberto Freire, do PPS, Arthur Maia, do Solidariedade e Carlos Sampaio e Bruno Araújo, do PSDB.
“Diante dos desvios do governo, a oposição tem feito aquele que é o seu papel, protocolando na PGR uma representação muito bem fundamentada contra a presidente”, afirmou ele após reunir-se com o procurador Rodrigo Janot.
O pedido protocolado na PGR tem como base as chamadas “pedaladas fiscais”, manobra que consiste em atrasar repasses do Tesouro Nacional aos bancos estatais para o pagamento de benefícios sociais. A prática, que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), vem sendo praticada desde 2013.
O Tribunal de Contas da União (TCU) estimou que entre 2013 e 2014 as pedaladas somaram cerca de R$ 40 bilhões. Para explicar “a manobra ilegal”, o TCU cobrou explicações de 17 gestores e ex-gestores do governo Dilma. “É um montante tão expressivo que é um passeio ciclístico completo”, afirmou.
Com base no pedido da oposição, o procurador pode apresentar a denúncia. Uma vez apresentada, o Supremo Tribunal Federal (STF), obrigatoriamente, tem que solicitar autorização à Câmara. O presidente (da Casa) é obrigado a colocar em votação no plenário. Janot pode pedir também que se instaure um inquérito e uma investigação, sem necessidade de autorização prévia da Câmara dos Deputados.
Ainda sobre esse tema, o líder Mendonça Filho vai recepcionar nesta quarta-feira (27), os representantes do Movimento Brasil Livre (MBL), que realizaram uma marcha de São Paulo à Brasília, em vem à Capital apresentar uma pauta que inclui o pedido de impeachment da presidente Dilma, corte pela metade no número de ministérios, saída do ministro Dias Tofolli da turma que julga o Petrolão, entre outros.
Assessoria de Comunicação:

maciel segurosmaktub

Por conta da estiagem, Compesa amplia racionamento em mais quatro cidades do Agreste

gilvandro titoA falta de chuvas no Agreste vai motivar a Compesa a promover alterações no calendário de abastecimento de água das cidades de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una. As mudanças começam a valer no dia 01 de junho. As quatro cidades são abastecidas pelas barragens do Bitury e Pedro Moura Júnior que estão com apenas 8% e 9% de suas capacidades, respectivamente.
A mudança tem como objetivo preservar os mananciais e evitar o colapso do abastecimento dessas cidades, caso persista a falta de chuvas na região. “O que temos armazenado seria suficiente para manter o abastecimento da população somente até o mês de julho. Com a implantação desta medida, conseguiremos manter, pelo menos, até setembro”, esclareceu o Gerente da Compesa, Gilvandro Tito. “As previsões de chuva não são boas. Por isso, mais do que nunca, precisamos agir com cautela e responsabilidade. Aproveitamos pra pedir a colaboração de cada morador para usar a água de maneira racional a fim de evitar uma situação ainda mais grave”, destacou o gerente.
Com o novo calendário, Belo Jardim que tinha um racionamento de três dias com água e 11 dias sem água, agora passará a ter água nas torneiras por três dias e 20 sem; Em São Bento do Una, o rodízio que atualmente é de 3 por 21, passará a 3 por 24 e em, Sanharó que hoje tem três dias com água e 11 dias sem água, a população será abastecida no sistema 3 por 24.
“A decisão de ampliar o rodízio na distribuição de água já foi adotada pela Compesa para outras cidades do Agreste, entre elas, Caruaru. A medida foi adotada com o objetivo de preservar a barragem de Jucazinho que está hoje com apenas 5,68% da sua capacidade. Pedimos a compressão da população para a necessidade de ampliação do calendário de abastecimento de água como a única alternativa para evitar o colapso nestas cidades, castigadas pela pior seca dos últimos 50 anos”, finalizou Gilvandro Tito.

Atenciosamente,
Tâmara Pinheiro

lu novocorretal1

Homicida do dono de bar em Belo Jardim é preso em flagrante

material preso2Por volta das 21h do último domingo 24 durante a operação Tolerância Zero o efetivo PM recebeu a informação de que a vítima Edmilson Lins de Araújo, 43 anos, proprietário de um Bar no bairro do Tambor havia sido alvejado por disparos de arma de fogo e que o imputado havia fugido. As diligências resultaram na prisão em flagrante do criminoso Alcides Bezerra Sampaio, 68 anos, o qual portava consigo um revolver calibre 38, uma espingarda calibre 24 e uma faca peixeira. O imputado foi autuado em flagrante na DP de Belo Jardim.

lana doces leo rodas

Sec. de Juventude prestará esclarecimentos hoje no plenário da Câmara de Vereadores de Belo Jardim

valdemir tristeO secretário de Juventude de Belo Jardim, Valdemir Cintra, estará presente no plenário da Casa Custódio Ferreira Mergulhão na noite desta terça-feira 26, onde foi convocado pelo Vereador Rafael Lopes PT, para prestar esclarecimentos a respeito das finanças de sua Sec. de Juventude.

 

jokkas laboratorio CEM

Vereador Nen Cabeludo solicita realização de concurso público para Belo Jardim

nem cabeludo pscO vereador Nen Cabeludo solicitou a realização de um Concurso Público para a Prefeitura de Belo Jardim.
Segundo o vereador, o concurso público é o meio técnico posto à disposição da administração pública para obter-se moralidade, eficiência e aperfeiçoamento do serviço público e, ao mesmo tempo propiciar igual oportunidade a todos interessados que atendam aos requisitos da lei, fixados de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou do emprego.
“O último concurso realizado em Belo Jardim foi em 2007. Como estamos a mais de 8 anos sem concurso público e neste período diversos servidores se aposentaram esta indicação é mais do que justificada, como também devemos seguir o Presidente desta Casa o Vereador Gilvandro Estrela que também irá realizar concurso público nesta casa”, finalizou.

funeraria padre cicero jardim plaza