Comissão de Educação recebe os convocados da diretoria de ensino

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Informática da Câmara Municipal de Belo Jardim se reuniu na Sala das Comissões na manhã da última sexta-feira 16. Os parlamentares Bruno Galvão, Tenente, Marco Buchudo, Zé Gury Jr. Wilsinho e Nilton Senhorinho contaram com a presença dos convocados da diretoria de ensino como também do Sec. de Educação do Município para ouvirem a analisarem o desastroso processo seletivo rede de educação municipal, como também as contratações de pessoas que não foram classificadas, remoção dos servidores efetivos.
Segundo o Vereador Nilton Senhorinho, na próxima terça-feira 20 o edil irá apresentar um relatório em sessão ordinária e em seguida irá protocolar toda documentação e oferecer denuncia no MP, pois segundo Senhorinho existe algumas irregularidades que a justiça irá analisar e julgar.

Central vence Belo Jardim e assume a liderança do Pernambucano

Nos braços da torcida. Assim está o Central. Dando sequência à boa fase, a Patativa fez mais uma vítima no Campeonato Pernambucano, jogando no Lacerdão, neste domingo (18), o alvinegro bateu o Belo Jardim pelo placar de 2 a 0, manteve a invencibilidade e, de quebra, assumiu a ponta da tabela. Os gols da partida foram anotados por Leandro Costa e Charles Maceió, aniversariante do dia, o goleiro Murilo ainda pegou uma cobrança de pênalti, e fechou a ótima tarde da equipe.
Situação na tabela
Com o triunfo, o Central subiu aos 13 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Pernambuco, seguido do Náutico (12), que empatou no Clássico das Emoções e, pelo Vitória (10), que folgou na rodada. Por sua vez, o Belo Jardim que ainda não venceu no campeonato, aparece em penúltimo na tabela, com 4 pontos, e pode terminar a rodada na lanterna.
Próximos jogos
As duas voltam a campo na próxima quarta-feira (21), na Arena Pernambuco, às 20h, a Patativa defende a liderança no choque dos invictos contra o Vitória. Já o Belo Jardim recebe o Sport, às 21h45, no próprio Lacerdão, visto que seu estádio foi barrado pela Federação.
Portal No Detalhe

GATI 15º BPM recupera em Belo Jardim caminhão e carga roubada em AL

Por volta das 17h da tarde do última sábado, a Equipe do GATI 15º BPM de Belo Jardim, foram informados de um roubo à carga ocorrido no dia 16/02/2018 na cidade de Inhapi-AL, no qual o envolvido 01 era motorista, no roubo os elementos levaram 987 caixas de medicamentos diversos, 456 caixas de materiais esportivos. O conjunto carreta conduzido pela vítima foi abandonado em Paulo Afonso-BA. Na data do dia 17/02/18 por volta das 03h, o envolvido 03, localizou através do rastreador da carga que ela estaria no endereço supracitado, a equipe PM foi ao local, recuperou a carga, mas não conseguiu prender os elementos que a teriam roubado. Após a chegada do responsável pela carga, envolvido 02, foi contabilizado o material recuperado: 1224 volumes, sendo 430 de material esportivo, 794 de medicamentos diversos, somente 219 volumes não foram recuperados. Diante do exposto as partes foram encaminhadas à DP sendo realizados os trâmites legais.

Motorista perde controle de um FIAT Doblo e invade residência no centro de Belo Jardim

Um motorista perdeu o controle do veículo FIAT Doblo, derrubou o portão e parte do muro de uma casa na avenida Dep. José Mendonça em Belo Jardim PE.
O acidente aconteceu na manhã deste domingo 18, e no momento da colisão os moradores estavam na casa, mas ninguém se feriu. O motorista e os ocupantes do referido veículo não tiveram ferimentos. As causas do acidente serão investigadas, pois algumas informações colhidas dizem que o referido veículo é produto de roubo.

Ministro da Educação assina credenciamento de Faculdade do Sertão do São Francisco

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou na última sexta-feira, 16, o credenciamento simbólico da Faculdade do Sertão do São Francisco (Fasf) – a primeira instituição de ensino superior do município de Cabrobó (PE).
“Essa faculdade nasce pequena e vai crescer a partir do talento das pessoas que estão por trás desse projeto. Quero parabenizar aqui professores, educadores e estudantes, pois Cabrobó vai poder abraçar uma faculdade que é genuinamente da terra e que vai ser orgulho para o município nos próximos anos”, afirmou Mendonça Filho. “Não existe nada que transforme mais a vida das pessoas do que a educação”, completou o ministro.
A Fasf nasceu do sonho da professora Hosanete de Souza Madeiros. “Sonhar é meio utópico. Já realizar é muito difícil, ardoroso e nós gostamos da batalha, da guerra. Estamos aqui para isso. Somos seres humanos para lutar uns pelos outros e pela sociedade, cada vez mais. A faculdade é do povo de Cabrobó. Independentemente de ser privada ou pública, essa faculdade é da terra de Cabrobó”, disse a professora.
Inicialmente, a Fasf vai ofertar os cursos de graduação de serviço social e licenciatura em educação física e pedagogia, com 100 vagas anuais para cada um, no período noturno. Está prevista para posteriormente a inclusão de novos cursos.”
Estrutura – A Instituição conta com uma área física de 5.000 m², com área construída de 3.000 m². São 22 salas de aula, cantina, pátio central, biblioteca, sala de professores, laboratórios, salas de coordenação de curso, diretoria, sala de atendimento psicossocial e banheiros. No local, nos períodos da manhã e da tarde, funciona também o Colégio Espaço Livre, com ensino do maternal ao 9º ano.
A vocação da Fasf é buscar junto à comunidade a melhoria da qualidade de vida na região. Localizada no Sertão do São Francisco, a cidade fica a 531 quilômetros do Recife.
Assessoria de Comunicação Social

A Secretaria de Juventude e Trabalho oferece curso de design de mechas

A Secretaria de Juventude e Trabalho, irá oferecer um curso gratuito de design de mechas, voltado à profissionais da beleza, que já possuem formação ou experiência com cabelos. A capacitação será oferecida em parceria com a Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, por meio do Projeto Ideia, e realizada pelo Senac. As inscrições serão realizadas na segunda-feira (19) e na terça-feira (20).
Os interessados devem procurar à secretaria, que funciona na Rua padre Pedro Paes, número 64, no Centro, próximo ao ponto de lotação para Caruaru. É necessário levar um documento de identificação com foto e ter mais de 18 anos. As aulas, que começam no dia 26 deste mês, irão ocorrer das 8h às 12h na sede da secretaria.
Segundo o secretário de Juventude e Trabalho, Neto Andrade, o mercado da beleza oferece muitas oportunidades. “Nós sabemos que a profissionalização é importante para quem tem um negócio próprio ou para quem busca um emprego. Os serviços de beleza crescem a cada ano e é um mercado que gera muitos empregos. O curso é gratuito”, explica.

Mendonça Filho acompanha solenidade para doação de terreno à Univasf

Salgueiro, 16/02/2018 – O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou nesta sexta-feira, 16, em Salgueiro (PE), da cerimônia de doação de um terreno para instalação definitiva do novo campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Esse será o primeiro campus de universidade federal na região do Sertão Central do estado. A obra tem orçamento previsto de R$ 12 milhões.
“O raio de empregabilidade desses cursos é muito bom para Salgueiro e para os jovens daqui, e isso terá um impacto altamente positivo. O sertão central é uma área que, infelizmente, ainda tem um desnível do ponto de vista econômico, com uma distância da capital e de Petrolina muito grande. Então, quando a Univasf vem, a gente cria melhores e maiores condições para que sejam geradas mais oportunidade de trabalho”, disse o ministro.
O terreno doado pelo município de Salgueiro fica localizado no Pátio da Estação Ferroviária e conta com uma área de 148.397 metros quadrados, onde serão construídos prédios com salas de aula e laboratórios, totalizando cerca de 3.100 metros quadrados de área construída. “Um dos primeiros pedidos que fiz a Mendonça foi: ‘qual a possibilidade de uma universidade em Salgueiro?’ E, agora, a realidade está aí, a universidade Federal chegou. Este terreno será da universidade e o que foi prometido será cumprido”, disse o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro.
Inicialmente, a unidade irá ofertar os cursos de ciências da computação e engenharia de produção. A decisão visa atender a demandas em especial na área de tecnologia. Essa necessidade foi observada após análise do MEC/SESU em conjunto com a Prefeitura de Salgueiro e a UNIVASF. A proposta é de dois cursos integrais, com 40 vagas anuais cada e duração média de 4 anos e meio, atendendo a 360 estudantes.
“Este é mais um marco para nossa universidade e região porque os cursos vão contribuir para que possamos evitar que nossos estudantes precisem sair da região para ter acesso a um ensino superior de qualidade”, afirmou o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima. “Vamos acentuar o trabalho das nossas equipes e fazer o máximo para que já tenhamos as primeiras contratações de docentes e técnicos, então iniciarmos atividades na unidade provisória. Paralelamente faremos a seleção dos primeiros estudantes e tocar o projeto de edificação da estrutura definitiva neste terreno”, complementou.
Enquanto as obras de construção do campus são executadas, a unidade irá funcionar em um local provisório, que ainda está sob análise. Atualmente, Salgueiro abriga duas instituições públicas de ensino, sendo elas um campus da Universidade de Pernambuco (UPE), que tem curso superior de administração, e um campus IF-Sertão, que oferta os cursos superiores de sistemas para internet, licenciatura em física e tecnologia em alimentos, e os cursos técnicos de informática, agropecuária e edificações.
Assessoria de Comunicação Social

Belo Jardim: policial reage a assalto e mata suspeito

Por volta das 20h30min, o efetivo do 15º BPM foi informado por populares sobre um homicídio ocorrido na Av. Silvestre Pacheco Lins, Bairro Santo Antônio, Belo Jardim, onde segundo levantamentos a vítima na companhia de um outro indivíduo não identificado tentaram assaltar um Policial Militar que reagiu a investida criminosa, atingindo com um disparo de arma de fogo o indivíduo de nome VINÍCIUS LEÔNCIO DE OLIVEIRA VERÍSSIMO, 19 anos, natural de Pesqueira e que, segundo informações da própria família, possuía envolvimento com diversas práticas delituosas.
Toda ocorrência foi registrada no B.O. PMPE e entregue à DP local.
O militar se apresentará voluntariamente a autoridade competente a fim de esclarecer os fatos.

GATI detém jovem na Cohab II por receptação de celular roubado

Por volta das 11:00h a equipe do GATI juntamente com graduado de operações realizando rondas e abordagens na cidade de Belo Jardim, foi realizada a busca pessoal no imputado Ubervan Leite da Silva, 18 anos estava com um celular e ao realizar a consulta no sistema SDS consta como roubado . o mesmo informou que adquiriu o aparelho através de uma troca em outro celular.
Diante os fatos conduzimos os envolvidos para a DP de Belo Jardim para as medidas legais cabíveis.