Moradores denunciam falta de iluminação pública na rua José Lopes

Moradores da rua José Lopes, no bairro do São Pedro, estão sofrendo há um mês com a falta de iluminação pública. Segundo relatos, a situação já foi encaminhada para a prefeitura, alguns vereadores, porém ainda não foi resolvida.
Um morador diz que com a rua escura o bairro ficou ainda mais perigoso, porque há mais assaltos e a violência aumenta. Segundo ele, além da falta de lâmpadas nos postes, os fios já estão todos emendados e caídos.
A secretária de Obras e CELPE já conhecem o problema da rua, mas até o momento não solucionou o problema.

CAOS: Aluno denuncia falta de água no banheiro da AEB

Reclamações contra a AEB de Belo Jardim está se tornando cada vez mais frequentes. O Site Paredão do Povo recebeu denúncias contra a Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB), uma das mais tradicionais do agreste pernambucano.
Segundo o estudante, os transtornos dentro da unidade de ensino ocorrem diariamente e a faculdade não se posiciona. Ele afirmou que a falta de papel higiênico e portas quebradas, mas o novo momento é a falta água para atender a higiene pessoal não só dos alunos mas também dos funcionários daquela instituição.
“Difícil entender como uma faculdade que cobra tão caro e tem aumentos abusivos todo semestre esteja causando todo esse transtorno a seus alunos”, diz o estudante.
Ele diz também que diversas reclamações foram feitas à própria faculdade: “Já foram abertos vários requerimentos sobre a situação geral da faculdade. A mesma não dá nenhuma posição.

Câmara convocou responsável pela empresa “Vênus” dá uma explicação sobre o transporte escolar

Através do ofício nº 933/ 2018 datado em 6 de setembro de 2018, a Câmara de Vereadores de Belo Jardim, convocou o gerente da empresa responsável pelo transporte escolar e veículos terceirizados “ Vênus”, o Sr. Romero Urquiza Veras para nesta terça-feira 25, às 9:30 prestar esclarecimentos sobre o serviço que vem prestando na Sec. de Educação, que a maioria da frota terceirizada tem gerado inúmeras reclamações.
E que a concessionária possa melhorar a prestação de serviço, segundo população e Vereadores da base de oposição, o serviço da empresa Vênus” tem deixado muito à desejar.

Carro cai em buraco na rua Vicente Barbosa

Um Fiat Uno caiu num buraco na rua Vicente Barbosa da Silva, São Pedro, na manhã desta segunda-feira 24, o motorista foi surpreendido por um buraco ao efetuar uma manobra próximo ao depósito dos Correios.
O Fiat Uno caiu dentro do buraco causando danos no veículo e um grande susto ao condutor. O proprietário provavelmente deverá acionar a Justiça por conta dos prejuízos. O local não estava sinalizado.

Advogado critica postura do Procurador do Município em entrevista postada nas redes sociais do Prefeito

Caro Josué, sirvo-me deste seu espaço para dizer que ouvi recente uma entrevista concedida pelo Prefeito do Município de Belo Jardim à uma rádio – RTV – casou-me uma certa estranheza quando por parte do Procurador Municipal, ao comentar os recentes acontecimentos que envolviam o setor jurídico do município, ouvi-o dizer, em suas palavras, que:
“foge ao controle de qualquer gestor, de qualquer administrador, um acidente. Em quantos e quantos lugares agora, tá acontecendo diversos acidentes(sic)? Quantas viaturas da Polícia Militar já capotaram? Quantas ambulâncias já sofreram acidente? Quantos carros oficiais do governo, de todas as esferas, num também(sic) já passaram por isso? Isso é uma situação que foge de qualquer controle. Quem faz essa análise, querendo culpar o gestor por conta disso, é uma análise aloprada. O Gestor não pode ter essa reponsabilidade de sofrer um acidente, ah! A culpa é do gestor. Não, é porque a muriçoca deu uma picada ali, a culpa é do gestor. Agora tudo(sic) a culpa é do gestor?”.
Ora, parece o procurador municipal não lembra mais que a responsabilidade do Município (ou dos demais entes como União e Estados) é objetiva segundo a Constituição do Brasil – §6º, artigo 37-. Para responsabilizar o município, basta, somente, que seja comprovado que o dano causado (o ferimento dos passageiros e a morte dos fetos) tenha ocorrido e que tenha sido pelo estouro do pneu e o capotamento da ambulância, que pertence ao Município. Não cabe, sequer, dizer que tal fato é passível de acontecer com qualquer um porque acontece a todo momento. Essa é uma fala imprudente demais para um procurador Municipal.
Evidentemente que um acidente, com diz o próprio nome, é algo não previsto, mas não se pode dizer que, dada as condições apresentadas na situação houve caso fortuito ou força maior (eventos que o ser humano não tem como ‘controlar’), pois a ambulância já trazia o número elevado de pessoas, o que não pode, e mesmo que ela trouxesse ao menos uma, ainda assim seria responsável, porque se não cabe ao Município a responsabilidade pela vida de alguém que está sendo transportada para outra localidade, de quem será a culpa senão do Prefeito? Não a culpa no sentido direito, de quem foi o causador do acidente, mas a ele, como gestor e representante da Municipalidade é o responsável, e pelo direito, sabemos nós da área, que isso independe de culpa ou dolo (quis ou não), se aconteceu (houve o dano), a prefeitura é responsável pela chamada “teoria do risco”. Se há um risco em ser prefeito de um município, o risco é esse! Ele não é responsável por que é o Hélio dos terrenos, mas, por que ele é Prefeito do Município.
Achei, deveras imprudente essa fala do procurador municipal, que poderia ter sido explicada de uma maneira melhor, mais clara, porque o dano de se perder um filho não pode ser corrigido por valores em dinheiro, pois o dinheiro não apaga as lembranças e expectativas com a chegada da criança. Assim, acredito eu que o procurador, em momentos delicados assim, deveria pensar um pouco mais para poder escolher as palavras, porque muitas palavras mal(ditas) podem sair em momentos inoportunos, que em outros momentos poderiam ser bem(ditas) e melhor entendida pelas pessoas que sofreram o dano.
Atenciosamente
A.B Advogado.

Belo Jardim: Bandido invade residência, tranca família em quarto, e rouba pertences

Por volta das 07h30min desta segunda-feira 24, um elemento ainda não identificado de posse de uma arma de fogo, invadiu uma residência localizada na rua Cel. Adjar Maciel, bairro Edson Mororó Moura, centro de Belo Jardim.
Segundo informações pelas redes sociais, o bandido adentrou na residência colocando as vítimas dentro de um quarto, e em seguida surrupiou os objetos da residência da vítima. Em seguida, o suspeito fugou tomando destino incerto, a PM foi acionada mas, até o fechamento da matéria ninguém foi preso e também não foi divulgado o valor do prejuízo .
A delegacia de polícia civil irá apurar o caso.

Pesquisa: Mendonça cresce e aparece tecnicamente empatado com Jarbas Vasconcelos

O instituto Time Big Data divulgou mais uma rodada de pesquisa para disputa pelo Senado. O novo cenário apontou um crescimento de Mendonça Filho (DEM) que agora chega a 30%. Jarbas Vasconcelos (MDB) chega aos 33%, Humberto Costa (PT), tem 26%, Bruno Araújo (PSDB) tem 14%, Silvio Costa (Avante) 11%, Pastor Jairinho (Rede) 4%, Adriana Rocha (Rede) 2%, Outros 2%. Indecisos Voto 1, 9%, Brancos/Nulos Voto 1, 15%, Indecisos Voto 2, 33%, Brancos/Nulos Voto 2, 21%.
Foram 1.000 questionários entre os dias 21 e 22 de setembro e possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa é: PE-03887/2018
Ponto de Vista

Pesquisa: Armando cresce e empata tecnicamente com Paulo Câmara

O Instituto Real Time Big Data divulgou a segunda rodada de pesquisas para governador e senador de Pernambuco. Foram 1.000 questionários entre os dias 21 e 22 de setembro e possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa é: PE-03887/2018.
No cenário espontâneo para governador, Paulo Câmara (PSB) aparece com 22%, Armando Monteiro (PTB) 19%, Maurício Rands (PROS) 2%, Julio Lossio (Rede) 2% e Dani Portela (PSOL) 1%, Brancos e nulos 15% e indecisos 39%. Simone Fontana (PSTU) não pontuou.
Na pesquisa estimulada Paulo Câmara aparece com 34% das intenções de voto contra 30% de Armando Monteiro, Júlio Lossio 5%, Maurício Rands 4%, Dani Portela 2%, Outros 1%, Brancos e nulos 15%, indecisos 9%.
No segundo turno Paulo Câmara teria 40% contra 38% de Armando Monteiro, brancos e nulos 17% e indecisos 5%.
No quesito rejeição Paulo Câmara teria 45%, Armando Monteiro 30%, Maurício Rands 19%, Júlio Lossio 17%, Simone Fontana 17%, Dani Portela 17%, Ana Patricia Alves 15%.
Fonte: Blog do Edmar Lyra

Mendonça Filho agradece o apoio de Cintra à sua candidatura ao Senado

Após realizar a maior carreata da história de Belo Jardim, na manhã deste domingo (23/09), o candidato ao Senado, Mendonça Filho, foi direto à casa do ex-prefeito da cidade, Cintra Galvão, para agradecer o apoio declarado pelo líder político no dia anterior, em entrevista na cidade. “Aqui tem uma união em torno de Pernambuco e de Belo Jardim. A causa belojardinense nos une para que, juntos, cada um no seu grupo, trabalhe por Belo Jardim. Agradeço muito a Cintra, uma pessoa emblemática. Sempre caminhamos em grupos distintos, mas, com respeito, e esse apoio é a prova disso”, declarou Mendonça Filho.
Através de um vídeo divulgado na última sexta-feira (22/09), Cintra Galvão, que é aliado histórico do senador Armando Monteiro e candidato a governador de Pernambuco, pediu para que os belojardinense votassem em Armando para governador, Mendonça Filho e Bruno Araújo para senador. “A população de Belo Jardim deve esquecer o passado e deixar as inimizades políticas de lado, pois Mendonça e Bruno já foram ministros e por isso têm serviços prestados ao município de Belo Jardim”, declarou o líder político.
Com o apoio do grupo Cintra, a candidatura de Mendonça Filho ao Senado, em Belo Jardim, ganha ainda mais força. “Vim aqui pessoalmente agradecer o apoio dele e de toda a família à minha candidatura”, agradeceu Mendonça.